
Joseph Conrad (1857-1924) nasceu na Polônia Russa, onde hoje faz parte da Ucrânia. Seu pai era traduzia Shakespeare e Victor Hugo. Conrad perdeu os pais quando tinha 11 anos e foi morar com os tios. Ele acabou se alistando na marinha mercante em 1874, onde viajou pelo mundo e uma de suas viagens acabaria se tornando um dos seus livros mais conhecidos.
Em 1890 acaba abandonando a marinha para se dedicar a escrita. Já aposentado, seu primeiro romance é publicado aos 38 anos (A loucura de Almayer). Durante os primeiros anos como escritor, casa-se com Jessie George e tiveram dois filhos.
Joseph Conrad acaba falecendo no dia 03 de agosto de 1924 de ataque cardíaco.
SOBRE A OBRA:
Aqui embarcamos com Marlow ao continente africano, mais precisamente no Congo, em busca de Kurst. E lá, no coração das trevas, descobrimos toda crueldade e dor cometido com os negros na busca e exploração de marfim.
Toda descrição que nosso narrador vai contando sobre sua viagem é por vezes é bem difícil de engolir. Afinal, somos conduzidos na história a condições desumanas de exploração dos nativos (envolvendo fome, doença, força física, assassinato).
Em diversos momentos, Marlow fica sabendo um pouco sobre Kurst, o que nos dá certa curiosidade de saber quem é esse personagem. Acabamos sabendo que ele está por trás disso tudo visando o lucro e a exploração de marfim, que são aqueles dentes de elefantes.

Até o momento que Marlow encontra o Arlequim, um discípulo de Kurst e assim como todos bem alucinado. Aliás, ficando meses presenciando essas atrocidades qualquer um sairia de lá com alguma perturbação mental.
CURIOSIDADE: O livro Coração das Trevas inspirou o filme Apocalipse Now.
Abaixo deixo alguns links para vocês conferirem e lerem mais sobre o autor e a obra:
- Minha edição da Companhia de Bolso: https://amzn.to/3m7bBwM
- Outras edições de “Coração das Trevas”: https://amzn.to/3mgMTdG