Livro: Memórias da Emília – Monteiro Lobato

Memórias da Emília foi meu primeiro Monteiro Lobato. Sei que a gente conhece os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo por conta das adaptações para televisão, mas nunca havia lido sua obra.

O livro inicia com uma conversa de Emília com Dona Benta, onde sabemos que a boneca quer escrever suas memórias. Emília muito esperta responde aos questionamentos de D. Benta sobre o que são memórias, mas ela resolve que Visconde vai escrever seu livro de memórias.

O sabugo de milho ainda a questiona que se ele escrever não serão as memórias contadas por ela, mas diante de livre e espontânea pressão ele passa a escrevê-las. A partir desse momento, Visconde vai nos contar sobre a aventura de como o anjinho Quindin veio parar no sítio e as crianças de todo o mundo queria conhecê-lo.

Em diversos momentos, Emília interrompe a escrita do Visconde para perguntar como está indo. Até que em um momento, ela mesma resolve que quer escrever e toma as rédeas do seu texto. Então, conhecemos uma história que ela mesma inventa e começa a contar como tivesse acontecido: sua ida em Nova Iorque para participar de um filme em Hollywood. Só que mais uma vez, ela se cansa e reclama que está com as mãos doendo e pede para Visconde retomar.

O livro foi uma surpresa para mim! Apesar de ter momentos que me incomodaram bastante como o fato da Emília chamar Nastácia (a cozinheira do sítio) de negra e beiçuda e o jeito como ela trata o Visconde. Porém, temos que lembrar que o livro foi publicado em 1936 e que o Monteiro Lobato era um homem bem conservador. Por outro lado, fiquei encantada como o autor conseguiu misturar referências de outros clássicos da literatura na história do sítio (como os personagens Peter Pan, Alice e Dom Quixote).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s